Roteiro

Link para download PDF: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1mL-9jza8TezJsIqRCiI-e11NPc7p0orn

Cena 1: Bem-vindos ao mundo de Da Vinci!

O Narrador 1, Narrador 2 e Narrador 3 entram com binóculos pendurados no pescoço. No meio do palco há uma cadeira de madeira. O Narrador 1 se aproxima e sobe na cadeira.

NARRADOR 1 (para a plateia): Vocês já devem ter ouvido a frase “a curiosidade matou o gato”, sim? Mas no caso do personagem que temos a honra de apresentar aqui, foi a curiosidade que o fez explorar diferentes universos do conhecimento, tornando-o um grande gênio de seu tempo! Da pintura à engenharia, da física à escrita, da cartografia à matemática, da música ao planejamento urbano, as invencionices de Leonardo Da Vinci entraram para a história do mundo. Por isso, toda a mente brilhante é, antes de tudo, uma mente curiosa (coloca o binóculo e observa a plateia).

O Narrador 2 se aproxima e o cutuca para que desça da cadeira. Ele então sobe nela, enquanto o Narrador 1 fica próximo em sua frente.

NARRADOR 2 (para a plateia): Vamos navegar um pouco pela história de Leonardo da Vinci. Nascido no dia 15 de abril de 1452, num povoado a cerca de 50 quilômetros de Florença, na Itália, Leonardo era filho bastardo de um tabelião com uma camponesa que, por conta da origem humilde da moça, nunca chegaram a se casar. Por volta de 1469, o jovem Leonardo dirigiu-se à Florença, onde graças aos contatos de seu pai, se tornou aprendiz no ateliê de Andrea Del Verrocchio, que era famoso como pintor, escultor e ourives.

Narrador 2 pula da cadeira e o Narrador 3 sobe.

NARRADOR 3 (para a plateia): As extraordinárias habilidades de Leonardo logo se manifestaram, não apenas nas artes, como também no universo das ciências. Foi no ano de 1482, com trinta anos de idade, que Leonardo chegou em Milão, onde trabalhou na corte do duque Ludovico Sforza. Poucos anos depois, ele começa a pintar “A Última Ceia”, uma de suas obras mais famosas e que demorou três anos para ser concluída. É desse período também o seu “Homem Vitruviano”. Já em 1503 ele começa a trabalhar em um dos mais famosos retratos da história da arte, La Gioconda (faz a expressão da Mona Lisa).

NARRADOR 1 (para Narrador 1): La Gioconda??? Mas essa eu nunca ouvi falar.

NARRADOR 2 (para a plateia): Mais conhecida como Mona Lisa!

NARRADOR 1 (para a plateia): AHHHHH agora sim! (faz sotaque italiano forçado) La famosa Mona Lisa!

O Narrador 2 ajuda o Narrador 3 a descer da cadeira. Os três dão as mãos e viram-se novamente para a plateia.

NARRADOR 1, 2 e 3 (falando juntos): Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao mundo de Leonardo Da Vinci! Apertem os coletes salva-vidas e tenham todos uma boa viagem!

Eles saem correndo do palco.

Cena 2: Dois Da Vinci Através do Espelho

O palco está iluminado apenas de um lado, onde Leonardo Da Vinci pinta um quadro. Ele cantarola enquanto passa o pincel pela tela. Da Vinci então olha o relógio e faz uma reação com o rosto de que “já é hora”. Ele se aproxima do centro do palco onde há local com roupas penduradas. Pega um casaco e começa a vesti-lo. Na frente dele, de repente aparece um outro Leonardo Da Vinci, vestido de cientista.

LEONARDO DA VINCI ARTISTA (levando um susto): Mas quem é você?!

LEONARDO DA VINCI CIENTISTA (imitando o susto): Eu é que pergunto. Quem é você?

LEONARDO DA VINCI ARTISTA: Eu sou o grande pintor Leonardo Da Vinci, oras!

LEONARDO DA VINCI CIENTISTA: E eu sou o brilhante cientista Leonardo Da Vinci! Não me reconhece?

LEONARDO DA VINCI ARTISTA: Cientista...? Mas eu não sou um artista? Como assim?

Os dois vestem um casaco diferente ao mesmo tempo, como se um fosse o reflexo no espelho do outro. Então franzem a testa e colocam a mão no queixo, pensativos. Até que eles congelam na mesma posição.

Cena 3: Matemática: Da Vinci e o Fabuloso Mundo da Matemática

Narrador 1, Narrador 2 e Narrador 3 entram no palco.

NARRADOR 1 (para Narrador 2 e 3): Acho que os dois Leonardos não se deram conta de uma coisa.

NARRADOR 2 (para Narrador 1): Do quê?

NARRADOR 1 (para Narrador 2 e 3): Que na realidade eles são um só!

NARRADOR 3 (para Narrador 1 e 2): Tem razão! A verdade é que é impossível separar a arte e a ciência neste gênio do Renascimento!

Os “dois Leonardos”, que estão atrás dos narradores, descongelam-se e se abraçam. Eles saem do palco abraçados. Desce uma tela de projeção.

NARRADOR 1 (para a plateia): Continuemos com nossa navegação pelos mundos de Da Vinci. O primeiro que iremos explorar é o da matemática, que ele usava para explicar e constatar os fenômenos da natureza. Uma de suas mais significativas contribuições para essa fabulosa ciência está no instigante desenho conhecido como “Homem Vitruviano”.

A imagem do Homem Vitruviano de Da Vinci aparece no slide

NARRADOR 2 (para a plateia, olhando a imagem através do binóculo): Nesta obra,

Leonardo utilizou a sequencia matemática de Fibonacci e a Divina Proporção, que é um padrão que demonstra uma simetria perfeita que se repete em toda a natureza, inclusive no corpo humano!

Enquanto o Narrador 2 fala, outras imagens vão sendo projetadas.

NARRADOR 3 (para a plateia): Agora vamos dar uma espiada lá pelo ano de 1490 para entender o que Leonardo estava pensando quando produziu essa maravilha.

Os três narradores saem do palco.

Leonardo está em seu ateliê com seu assistente Francesco Melzi e com seu modelo vivo de Homem Vitruviano que está dentro de um enorme bambolê com as pernas abertas. Leonardo realiza as medidas do corpo do Homem Vitruviano.

MELZI O que você está buscando, mestre?

LEONARDO Procuro a Divina Proporção no corpo humano e...acho que a encontrei! Mas para ter certeza precisamos medir esse Vitruviano imediatamente.

LEONARDO Procuro a Divina Proporção no corpo humano e...acho que a encontrei! Mas para ter certeza precisamos medir esse Vitruviano imediatamente.

MELZI Que emoção, mestre! Vamos medi-lo já.

LEONARDO Vamos dividir a sua altura pela medida do seu umbigo até o chão.

Leonardo mede, enquanto Melzi faz os cálculos.

LEONARDO E então, Melzi?

MELZI O valor é...1, 618!

LEONARDO Muito bem. Agora vamos dividir a medida do ombro até a ponta do dedo pela medida do cotovelo até a ponta do dedo.

Leonardo mede, enquanto Melzi faz os cálculos.

MELZI O valor é... mas não pode ser!

LEONARDO Anda, Melzi, desembucha.

MELZI 1,618!!!

LEONARDO Eu sabia!

MELZI Impressionante mestre.

LEONARDO (para o Homem Vitruviano) Pode voltar para a sua roda agora. Só vou precisar que você abra mais essas pernas até que forme um triângulo equilátero. Já, já eu começo a desenhá-lo.

HOMEM VITRUVIANO Desenho hoje ainda?! Espero que seja computado a minha hora extra, mestre.

LEONARDO Sim, sim, pode deixar que aqui todos têm seus direitos garantidos. Agora, por gentileza, faça a pose.

Ao invés de fazer a pose, o Homem Vitruviano fecha as pernas e coloca a mão na frente de suas partes íntimas.

LEONARDO Mas o que é isso? Não foi essa a pose que eu te pedi. HOMEM VITRUVIANO (falando baixo): É que antes eu preciso fazer xixi, mestre. ( fala bem baixinho para ninguém ouvir)

LEONARDO Fazer o quê?

HOMEM VITRUVIANO Preciso fazer xixi! É urgente...

LEONARDO Então vá logo, Homem!

O Homem Vitruviano sai apressado apertado pra fazer xixi.

LEONARDO Está vendo, Melzi? O homem é o modelo do mundo!

MELZI O homem mestre? Mas e Deus?

LEONARDO Ehhh....Deus? Deus é Deus, oras! Mas é o homem que está no centro da criação!

MELZI (para a plateia) Ihhhh....tomara que ele não entre numa briga com a igreja (colocando as mãos na testa).

CENA 4 Arte e Religião: Os Segredos Por Trás da Última Ceia

O Narrador 1, o Narrador 2 e o Narrador 3 entram no palco.

NARRADOR 1 (para a plateia): É bem verdade que Leonardo arrumou treta com a igreja

católica durante a sua vida.

NARRADOR 2 (para a plateia): Com o conhecimento que ele tinha das diversas áreas, começou a chamar a atenção de membros da igreja que passaram a vigiá-lo (usa o binóculo na direção do Narrador 1).

NARRADOR 3 (para a plateia): A igreja via Leonardo como uma certa ameaça que enfraquecia seus poderes, já que até esse período era ela que tinha as respostas para todas as questões da sociedade.

NARRADOR 1 (para a plateia): Como todos renascentistas, Leonardo defendia a teoria antropocêntrica, ou seja, que colocava o homem no centro do mundo.

NARRADOR 2 (para a plateia): Apesar disso, muitas das pinturas de Leonardo eram encomendadas por membros da igreja e retratavam temas e figuras religiosas.

NARRADOR 1 (para a plateia): A mais conhecida delas foi essa daqui...

NARRADOR 3 (olhando para a pintura): OHHHH...

Os dois narradores pegam o binóculo e, através dele, observam a imagem de “A Última Ceia” sendo projetada por um tempo.

NARRADOR 1 (para a plateia): Agora que vocês puderam observar um pouco a pintura, é importante chamar a atenção para alguns detalhes e curiosidades. O primeiro detalhe interessante é em relação à proporcionalidade. Antes de pintar, Leonardo calculou tudo direitinho para que a obra fosse toda proporcional. É que para ele a matemática e a arte eram inseparáveis!

NARRADOR 2(para a plateia): Apesar de muitos outros pintores já terem retratado a última ceia de Jesus narrada na bíblia, todos eles tinham retratado o momento exato em que Jesus anuncia que um de seus apóstolos iria trai-lo. Mas Leonardo faz diferente: ele pinta o momento após o anúncio de Jesus, quando todos os apóstolos estão indagando e cochichando entre si sobre quem seria o traidor.

NARRADOR 3 Existem estudiosos que afirmam que o rosto do apóstolo Judas se parece muito com os esboços que Da Vinci fez do seu próprio rosto ao longo de sua vida e o apóstolo João que está do lado direito da cena ao lado de Jesus seria na verdade Maria Madalena. Observem como o discípulo tem um aspecto feminino.

NARRADOR 1 Vocês perceberam que a única arma que aparece na cena, está na mão de Pedro? De acordo com algumas teorias, Da Vinci comparava Pedro ao Papa, por ter sido esse discípulo o fundador da Igreja. Então, para Da Vinci, a figura do Pedro, que representa a Igreja, seria o verdadeiro traidor de Cristo. Calma gente, são apenas teorias, nada disso foi comprovado.

NARRADOR 3 Ei! Ei! Desculpa te interromper. Estava interessantíssimo o que você estava falando, mas acho que tá rolando uma confusão no ateliê de Leonardo. Vamos lá ver? Os dois observam pelo binóculo e depois saem de cena. Entram o apóstolos João (interpretado por uma menina) que faz a sua pose de A Última Ceia até que começa a discutir com Leonardo.

JOÃO Leonardo, detestei essa maquiagem, estou parecendo uma menina. O que os outros vão dizer?

Leonardo ignora João e continua se admirando em um espelho falando consigo mesmo

LEONARDO Nossa como eu fiquei bem nessa pintura, consegui realçar a imponência de minha barba. (Leonardo finalmente reponde) E qual o problema João?

Judas entra na sala com um mapa parecendo que está procurando algo

JUDAS Até que enfim encontrei esse ateliê. Leonardo, seu traidor, você me tirou do quadro!

LEONARDO Quer ficar no lugar de Pedro, com a faca na mão?

Pedro faz cara de espanto e Leonardo pega o mapa das mão de Judas

LEONARDO Que mapa interessante!

CENA 5 Geografia: Da Vinci, um Fazedor de Mapas

Aparece outra imagem na projeção, dessa vez mostrando os mapas de da Vinci.

Os Narrador 1, o Narrador 2 e o Narrador 3 entram novamente no palco.

NARRADOR 1 (para a plateia): Eu não sei se vocês sabiam mas Leonardo também entendia de Geografia, ele era um excelente fazedor de mapas.

NARRADOR 2 (para a plateia): Este mapa foi feito por Leonardo em 1502, à mão. O nobre italiano Césare Bórgia contratou Leonardo para trabalhar na cidade de Ímola, sendo uma de suas tarefas aprender sobre o território. Os mapas da época não eram adequados para operações militares e Leonardo percebeu que era preciso “planificar” o mapa para torna-lo estratégico.

NARRADOR 3 Da Vinci usou ferramentas para calcular graus e distâncias já que não contava com satélites. Ele andou pela cidade toda, percorrendo ruas e becos, medindo todos os ângulos e distâncias para atingir seu objetivo.

NARRADOR 3 Falando nisso, aonde será que deve estar Leonardo?

Leonardo entra no palco junto com seu ajudante Francesco Melzi. Eles caminham usando aparelhos para fazer cálculos.

MELZI Mestre, pela posição da Lua já devem ser 3 horas da manhã. Vamos para casa, por favor, estamos andando desde às 6 da manhã.

Leonardo ignora o ajudante.

LEONARDO 43 graus, 32 minutos 30 segundos. 22 passos à direita. Anota aí, Melzi, deixa de preguiça!

Francesco Melzi se irrita.

MELZI Mestre pra que isso tudo??? Daqui a alguns séculos vai estar tudo no Google Maps! Trabalhar 20 horas por dia é trabalho escravo. Já sei, quer virar nome de aeroporto, né? Ter museu no seu nome, virar filme em Hollwood, tô ligado qual é a sua.

LEONARDO Francesco, eu sei lá o que é Google Maps. Eu sei que existe uma ameaça de guerra e não estamos suficientemente preparados para enfrenta-la. Ao chegar em meu ateliê preciso terminar de projetar aquele tanque de guerra com as rodas traseiras girando para frente e as rodas dianteiras girando para trás.

MELZI Como assim? Rodas traseiras girando para frente ?

LEONARDO Preciso cometer um erro genial para alcançar a paz

CENA 6: Engenharia e suas Ciências : As Invenções de Da Vinci

Narrador 2 está sentado no palco, brincando com o ornitóptero de Leonardo.

O Narrador 3 entra no palco e se aproxima.

O Narrador 1 fica em um foco do outro lado do palco.

NARRADOR 3 (para Narrador 2): O que você está fazendo?

NARRADOR 2 Estou tentando entender a mente do nosso personagem. Como ele conseguiu projetar tantas engenhocas ainda naquela época? Ele projetou canhões, carros blindados, catapultas, bicicletas, pontes, equipamentos de mergulho, instrumentos musicais, além de milhares de outras coisas.

NARRADOR 1 Para Leonardo todo conhecimento tinha origem nos sentidos. E para ele o olho era o principal instrumento tanto do pintor como do cientista. Ele se baseava muito no método científico para bolar sua invenções.

NARRADOR 2 Eu sei !(fala com entusiasmo) Ele era fascinado em observar os voos das aves e projetou várias máquinas voadoras e um dos projetos do qual ele investiu muito tempo é uma estrutura semelhante ao esqueleto de um pássaro conhecida como ‘Ornitóptero’. Dê uma olhada, eu tenho uma réplica que comprei em seu museu de Florença.

Narrador 2 mostra o brinquedo para o público

NARRADOR 3 E aí, essa geringonça funcionou ?

NARRADOR 1 Infelizmente quase nenhuma de suas invenções tiveram grande êxito na época, por falta de tecnologia mas ficaram registradas em seus manuscritos e utilizadas por muitos pesquisadores posteriormente.

NARRADOR 3 Manuscritos?

NARRADOR 2 Sim ! Até o final do século XVIII Leonardo era conhecido apenas como pintor. A maior parte de sua obra como engenheiro e cientista estão descritas em seus manuscritos que foram deixados para o seu aprendiz de confiança Francesco Melzi. Quando Melzi morreu, seu filho que herdou os papéis deixou eles esquecidos por aproximadamente duzentos anos, antes de começar a circular pela Europa.

O ornitóptero entra no palco voando

NARRADOR 3 O que é isso ?

NARRADOR 2 É o ornitóptero de Leonardo será que ele fugiu do ateliê? Vamos correr atrás dele

Os narradores saem correndo atrás do pássaro.

Na sala de invenção de Leonardo um discípulo está vestido de pássaro tentando voar, outro com um tambor, outro vestido de mergulhador, outro com um isqueiro, um com uma catapulta (brinquedo montado).

LEONARDO Francesco, o que você pode me dizer sobre essa catapulta?

MELZI Leonardo descobri que quanto menor o ângulo formado na catapulta, e quanto mais esticado o elástico para o lançamento, mais rápido e mais longe a bolinha será era lançada.

Leonardo bate palmas de alegria

LEONARDO Bravo !!!!!

Giovane entra segurando o tambor

GIOVANE Leonardo passei a noite toda montando o protótipo de seu desenho do tambor e estudando sobre suas divagações sobre a propagação do som.

LEONARDO Oh meu amado discípulo e o que aprendeu?

GIOVANE Lendo seus manuscritos, aprendi que o som não se propaga no vácuo, pois ele precisa de um meio material. Aprendi também que o som se propaga mais rápido na água que no ar.

Leonardo bate palmas de alegria

LEONARDO Bravo !!!!!

Ornitóptero entra voando na frente de Leonardo

LEONARDO Discípulo Ornitóptero o que você pode me falar sobre as suas tentativas de voar ?

ORNITÓPTERO Estou malhando muito mestre! Musculação, aeróbica, localizada. (Discípulo faz os movimentos de ginástica)

LEONARDO Ornitóptero, fiquei dias sem dormir observando o voo dos pássaros e tenho uma pergunta a lhe fazer: Como é o ar que cerca os pássaros no voo? ORNITÓPTERO Já sei Mestre, invisível!!!!

Ornitóptero bate as asas de felicidade

LEONARDO Não discípulo abobalhado. O ar acima é menos espesso, menos denso e abaixo é ao contrário. Quando estiver voando lá nas alturas será mais fácil vencer a resistência do ar.

ORNITÓPTERO Oh que maravilha !! Quero tentar!

Ornitóptero tenta voar e cai no chão com toda a força

LEONARDO Ornitóptero, hoje você não dorme . Vai passar a noite observando o voo dos morcegos.

Leonardo vira-se para Giovane e pede o tambor

LEONARDO Giovane me empresta esse nova invenção musical para eu levar para o grande baile de máscaras do Duque Ludovicuo que eu estou organizando.

CENA 7 Linguagens: A Literatura Invertida de Da Vinci

Narrador 1, 2 e 3 entram em cena

NARRADOR 1 (para a plateia): Como se já não fosse suficiente tudo até aqui, Leonardo era também escritor. Da Vinci escreveu vários exercícios literários sobre animais, plantas e outros elementos da natureza.

NARRADOR 2 (para a plateia): Leonardo adorava escrever. Ele anotava todas as suas observações e o mais interessante era que sua escrita era feita da direita para esquerda.

NARRADOR 3Era Leonardo quem preparava a cenografia para as festas na corte do duque Ludovicuo Sforza em Milão.

Narrador 1 e 2 colocam suas máscaras

NARRADOR 3 Falando em baile vamos nos arrumar porque o baile do Duque Ludovicuo deve estar começando.

Os dois narradores colocam suas máscaras e saem

VOZ (anunciando): Com vocês, o Duque Ludovico Sforza e a Duquesa de Bari!

Entram o Duque Ludovico e a Duquesa de Bari com roupa de festa e usando máscaras de baile. Eles começam a dançar valsa pelo palco. Leonardo entra com um caderno nas mãos. Eles notam a presença dele e param de dançar.

DUQUESA (para Leonardo): Querido, a festa está maravilhosa! Que máscara linda que você pintou.

LEONARDO Oh, queridos amigos, que bom que gostaram! E espero que aceitem esse meu livro de contos como mais um presente.

DUQUESA Você também escreve contos? Meu Deus! É realmente um homem de múltiplos talentos!

LEONARDO Irei recitar o primeiro, logo mais como uma dedicatória à hospitalidade de vocês. Seria um prazer divino se puderem dar uma olhadinha antes. Os dois saem para a ler o livro e se entreolham sem entender nada do que estão lendo. Leonardo volta.

LEONARDO E então o que acharam do meu pequeno mimo?

DUQUE LUDOVICO (fazendo pose de intelectual): Mmmmm achei muito profundo, de uma sensibilidade tocante, é como se as palavras fluíssem na minha alma...

DUQUESA Realmente esplêndido! Não esperava menos de você, Leonardo.

LEONARDO Ihhhhhh pera aí que eu me esqueci de uma coisa! Não dei o espelho para que vocês consigam ler. É que eu tenho essa mania de escrever da direita para a esquerda e invertido, mil perdões Duque Oucivodul, ih não, falei ao contrário, que dizer Duque Ludovico!

CENA 8 Biologia: Da Vinci, o dissecador de cadáveres

Os três narradores voltam na cena

NARRADOR 1 (rindo para a plateia): Leonardo era meio excêntrico né?

NARRADOR 2 Excêntrico ? Você não sabe de nada (rindo ainda mais alto).

Da Vinci Leonardo começou um dos mais impressionantes levantamentos de anatomia para entender o funcionamento de órgãos, do esqueleto, dos músculos e tendões. Participou de diversas dissecações do corpo humano e de animais e produziu mais de 1200 desenhos anatômicos.

Narrador 2 mostra slides no Power Point

NARRADOR 3 Olha lá (narrador usando o binóculos), veja se não é o Leonardo no necrotério do hospital em Florença dissecando um cadáver.

Narradores saem

Leonardo está nos hospital de Santa Maria de Nuova em Florença dissecando um cadáver.

LEONARDO Isso é um pedaço da perna! Nossa que cérebro rosinha.

AJUDANTE Mestre, acho que...

Leonardo olha para o lado e quando vê seu ajudante acaba de desmaiar.

LEONARDO Ai que bom, acho que terei mais uma cobaia para dissecar.

CENA 9 Arte: Os Mistérios da Mona Lisa

Narradores voltam a cena

NARRADOR 1 Que lugar macabro esse hospital que Leonardo estava.

NARRADOR 2 Fiquei até com medo.

NARRADOR 3 Bem, Leonardo sempre gostou de situações misteriosas

NARRADOR 2 Jura? Adoro mistério

NARRADOR 3 Então você vai adorar porque a obra que vamos mostrar agora é cercada de vários mistérios e alvo de muitas conspirações e histórias envolventes e curiosas, deste que é considerado um dos mais importantes artistas do período renascentista

A imagem da Mona Lisa aparece no projetor.

NARRADOR 1 O obra da Mona Lisa, o seu mais famoso quadro e que se encontra no Museu do Luvre em Paris !!!!

NARRADOR 2 Esse quadro utiliza a técnica do Sfumato, usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades, reproduzindo com fidelidade a textura da pele humana.

NARRADOR 3 Mas quem é a Mona Lisa?

NARRADOR 2 Ninguém sabe. Existem várias teorias e uma das versões mais aceitas é que ela tenha sido uma italiana nascida em Florença esposa de um rico cidadão florentino. Mas existem teorias que ela na verdade fosse um autorretrato de Da Vinci em uma versão feminina.

NARRADOR 1 O olhar da Mona Lisa é algo intrigante pois exibe uma expressão carregada de intensidade. A obra produz um efeito de ótica que resulta na impressão de que seus olhos nos seguem, de todos os ângulos. O sorriso ambíguo de Mona Lisa é, sem dúvida, o elemento que mais levantou teorias, inspirando músicas e filmes. Mas qual sentimento está por trás do seu sorriso enigmático?

NARRADOR 3 Pra mim é o medo.

O Narrador 3 caminha e olha para a imagem da Mona Lisa de outro ângulo.

NARRADOR 3 Se bem que olhando daqui parece que ela está alegre, de bem com a vida.

NARRADOR 2 Falando nela, olha quem acabou de chegar no Ateliê de Leonardo.

O Narrador 1 e o Narrador 2 olham para o público e fazem o olhar penetrante e o sorriso enigmático da Mona Lisa.

Leonardo está em seu ateliê e Mona Lisa chega. Tem um banco para ela servir de modelo e ele está segurando um pincel e um quadro nas mão.

LEONARDO Oh, minha musa inspiradora. Que bom que você chegou!

Mona Lisa olha cabisbaixa e o público nem consegue ver o seu rosto.

LEONARDO Sente-se, querida. Vamos começar pelos olhos. Vou usar em você Sfumato, uma técnica que eu inventei que é a última moda em Milão. Você vai AMAAAR! Seu olhar se tornará penetrante, carregado de expressão. Irá produzir um efeito óptico MA-RA-VI-LHO-SO .

Leonardo pinta o olho de Mona Lisa que olha para o público com um olhar enigmático. Ela está com um véu e mostra a penas o olhar cobrindo o restante do rosto.

LEONARDO Oh céus, como a natureza é perfeita. Não consigo parar de contemplar essa obra de arte que acabei de criar.

Mona Lisa faz cara de cansada e de tédio.

MONA LISA Ô Leonardo, tempo! (fazendo sinal de tempo com as mãos) Só pra te avisar, eu deixei o arroz no fogo, ainda tenho roupa para lavar e casa para arrumar, então dá pra acelerar um pouquinho esse espetáculo?

LEONARDO Diva, vamos então para o mais importante. A BOCA !!! (fala gritando). Faz um BOCÃO.

Leonardo faz gesto de beijo.

Mona Lisa só consegue fazer aquele sorriso tímido do quadro e Leonardo nervoso responde aos berros

LEONARDO Vamos Mona Lisa, sorria com vontade, você será uma celebridade , vai viver no Louvre em Paris, com milhares de fãs todos os dias se amassando só para ver esse sorriso. Mona Lisa tenta sorrir mais, mas não consegue.

MONA LISA Leonardo não consigo, sou muito recatada e discreta, uma senhora do lar.

Leonardo dá uma gargalhada muito alta e não para de rir.

LEONARDO Você ? Recatada, reservada e do lar? (fala rindo e separando as sílabas)

Mona Lisa abaixa a cabeça fazendo um sorrisinho Pera aí! Mona, você me deu uma ideia.

Faça esse sorriso mesmo, deixa eu ver, vou pintar.

Leonardo pinta o sorriso na Mona Lisa no quadro e começa a gritar

LEONARDO Perfeito, magnífico!!! Consegui, o sorriso que eu queria.

Mona Lisa faz o sorriso igual ao do quadro para o público

LEONARDO O sorriso mais enigmático da história da humanidade. A moça tímida e introspectiva que por trás desse sorriso sedutor esconde e me ajuda a esconder milhares de mistérios que irão deixar a humanidade de cabelo em pé !

Leonardo solta uma gargalhada esfregando as mãos como se fosse um bruxo

CENA FINAL

Leonardo entra no palco esconde uns cadernos.

O Narrador 1, 2 e 3 voltam a cena

NARRADOR 3 Impressionante

NARRADOR 1 Como dizia Leonardo, “A arte diz o indizível...

NARRADOR 2 exprime o inexprimível

NARRADOR 3 traduz o intraduzível.

NARRADOR 1 Obrigada pessoal por essa extraordinária viagem ao tempo

O Narrador 1 e 2 agradecem ao público e saem da cena

Um homem vestido de pesquisador encontra os cadernos. Ele começa a folheá-lo com uma lupa. Ele fica surpreendido com o que encontra e então vira-se para a plateia. PESQUISADOR Acabei de descobrir estes trabalhos científicos de Leonardo Da Vinci, que permaneceram ocultos por mais de duzentos anos após a sua morte, em 1519.

O pesquisador junta os cadernos afobados. Começa a caminhar para sair do palco com os cadernos.

PESQUISADOR É meu dever mostrar esses cadernos a todas as outras mentes curiosas do mundo! Assim, quem sabe se quando sua morte completar 500 anos, todos já tenham ouvido falar não apenas da brilhante arte de Da Vinci, mas também de suas inúmeras obras científicas! Afinal, o que seria da arte sem a ciência e vice-versa?

Ele sai do palco com os cadernos.

O Ornitóptero passa voando pelo palco gritando.

ORNITÓPTERO Aprendi a voar, aprendi a voar !!!!!!

FIM